O tão esperado dia aconteceu. Era 15 de outubro de 2022 e às 14h00 as portas de um auditório no Museu da Imagem e do Som em São Paulo acolheu um enorme grupo que presencialmente estava ansioso em conhecer o documentário “Loading… Nossos Primeiros Jogos de Computador“.
Saguão cheio para a estreia
O filme traz depoimentos de protagonistas da indústria da informática da época, desenvolvedores dos primeiros jogos brasileiros e entusiastas do assunto.
FOLHA – UOL
Foi um trabalho árduo e que desde o seu início, teve muitas intercorrências. Contudo, por volta de duas semanas antes do evento, a página do MIS disponibilizava a programação aberta com direito ao ingresso gratuito e em paralelo, várias mídias destacavam o lançamento, como: Folha – UOL, Canaltech e Warpzone.
15-10-2022 @MIS – Estreia do Documentário Loading. Detalhe do ingresso.
E, de fato, não foi um dia qualquer. A obra cinematográfica já proporcionava no espaço de espera, ali ao seu redor, e de forma bem natural, um encontro com os grandes nomes e personagens eternizados.
Renato Degiovani e Ovídio
Ovídio e Divino Leitão
Tadeu, Everaldo, Ovídio Júnior e amigos
Além disso, aconteceram reencontros de entusiastas que perpetuam e fomentam novas atividades com sistemas de microcomputadores, sejam de conservação e existência das linhas e sistemas, ou apenas de retrocomputação. Gente persistente, de garra.
Ovídio com Mario Cavalcanti (Clube MSX) e ao fundo Raul Tabajara
Daniel Ravazzi (MSX Sampa) e Ovídio
O grande atrativo é esse resgate da história do mercado nacional, mostrando como o setor criativo do país sempre foi muito forte, mesmo em um período em que os computadores eram muito limitados e o acesso a esses dispositivos era ainda mais complicado.
CANALTECH
Sem passar desapercebido, o local que teve mais fotos era o do poster do “Loading…“, que em uma alusão ao filme “Jogos de Guerra” (WarGames, 1983) ressignificou o contexto de maneira lúdica ao conteúdo produzido.
Poster do filme. Fonte: Divulgação.
Senta que lá vem a história
Instantes após a abertura das portas, o que se viu foi um espaço bem concorrido e palpites sobre o audiovisual a ser apresentado com a mistura de ansiedade e emoção… Alguns antes, já até lacrimejavam.
MIS cheio (e a minha foto autoral que viralizou)
Palco preparado para o lançamento
Loading é um retrato da informática no fim da ditadura.
DROPS DE JOGOS
De repente a dupla de produtores, roteiristas e diretores Marcus Garrett e Carlos Bighetti no palco, agradeceram, comentaram sobre as dificuldades enfrentadas e revelaram situações curiosas do projeto.
Bighetti e Garrett, o duo coprodutor
Esse movimento audiovisual produzido pela dupla inspirou diversos e desconectados pesquisadores, colecionadores e guardiões da história dos games a trocarem informações valorosas para um país que não costuma guardar a sua história como deveria.
BOJOGA
Também acabei sendo surpreendido com algumas entradas durante o filme e quando isso ocorreu, não tive (e não tenho ainda) como descrever a minha reação, pois foi marcante e só há muita gratidão envolvida.
O filme nos dá a sensação de que os 120 minutos de tela passam num piscar de olhos!
WARPZONE
Sim… Eu estou no documentário
Ao término, no mesmo dia, houve um painel com entrevistados para de forma bastante intimista reembalar lembranças e gerar novas maneiras de compreender o que se passou naquele período e responder perguntas vindas do público.
Imagem do filme. Fonte: Divulgação.
Sumarizando… “Loading…” é um expoente… A voz e o carinho que estavam faltando para todos que possuem vínculos de amor e respeito aos jogos e sistemas. A meu ver, merece inclusive, uma continuação ou quem sabe, uma série para detalhar como estas relações entre homens e máquinas tinham mais amizade do que o hype atual da inteligência artificial.
A seguir estão mimos que podem ser baixados gratuitamente e sem restrição de uso. Basta clicar nos três pontinhos em vertical (Chrome e Edge) ou fazer a ação de botão direito no mouse e “Salvar áudio como…” (Firefox)… Aproveite!
E rolando a tela um pouco mais estão os acessos para adquirir o “Loading…“, e ser um feliz proprietário de uma cópia deste ponto histórico que renova o que foram os nossos primeiros jogos de computador.
Extras especiais
Músicas
Onde comprar
Versão física: Bitnamic
Versão digital: Hotmart